quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Experiências internacionais de Mobilização Social pela Educação são compartilhadas em Seminário



Sex, 14 de Outubro de 2011 14:34
Fortaleza
Cerca de 500 mobilizadores sociais pela educação participam, nesta sexta-feira (14), da programação do último dia de atividades do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. O evento, que teve início na quarta-feira (12), é realizado em Fortaleza, no Ceará, e reúne secretários municipais de educação, professores, lideranças religiosas e demais voluntários da Mobilização para a troca experiências nacionais e estrangeiras sobre a importância da colaboração das famílias, da sociedade e do poder público na melhoria da qualidade da educação.

Informações sobre as exposições do Seminário podem ser acompanhadas pelo Twitter da Mobilização @familia_escola e as palestras estão sendo transmitidas via twitcam no perfil do mobilizador José Jair da Silva @jairbala1.

O Seminário conta com exposições de especialistas de países como os Estados Unidos, a Colômbia e a Guatemala, além do Brasil, que desenvolvem estudos sobre a influência da interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade da educação.



Bernardo Toro

Na tarde desta sexta feira, o filósofo e educador colombiano, Bernardo Toro, um dos mais importantes pensadores e autores sobre educação e democracia na América Latina vai falar aos participantes sobre como “Mobilizar é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, sob interpretação e sentido também compartilhados”.

Bernardo Toro defende sistema único de ensino para melhoria da educação

Se os filhos de ocupantes de importantes cargos públicos ou de empresários estudassem na mesma escola que os filhos de seus funcionários, como seria a qualidade do ensino oferecida nessa unidade de ensino? O questionamento foi feito na sexta feira, 14 de outubro, pelo filósofo e educador colombiano, Bernardo Toro, durante exposição realizada na tarde de encerramento do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade, evento realizado em Fortaleza, Ceará.

Bernardo Toro, um dos mais importantes pensadores e autores sobre educação e democracia na América Latina falou aos participantes sobre como “Mobilizar é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, sob interpretação e sentido também compartilhados”.
O palestrante ainda estimulou os participantes do Seminário a refletirem em relação à Educação “não como algo divino”. Por isso, lembrou que para ter qualidade o sistema de ensino deve garantir dois elementos fundamentais: Motivação e Método.

Bernardo Toro também afirmou aos mobilizadores sociais pela educação participantes do evento que o papel de defender qualidade para a Educação não é exclusivo dos educadores, mas de toda a sociedade. Explicou que o saber social é um conjunto de conhecimentos, práticas, destrezas, ritos, mitos, valores e instrumentos que permitem à sociedade, entre outras alternativas, sobreviver, conviver, produzir e dar sentido à vida.

O educador e filósofo lembra que a combinação de ciência e cultura permite o bom funcionamento e a qualidade do sistema educacional. “Necessitamos um sistema que tenha um projeto de vida, que nos permita participar de redes sociais e saber como usar a informação em benefício próprio e da coletividade”, refletiu.

Toro ressalta que, na América latina, a maioria dos educadores públicos têm filhos estudando em escolas privadas. A mudança dessa realidade é um dos primeiros desafios apontados por ele para integrar a pauta da mobilização social pela qualidade da educação pública. O palestrante defende que, se os filhos de formadores de opinião e ocupantes de cargos de poder forem estudantes de escolas públicas, seus pais atuarão de maneira mais contundente na defesa de qualidade para a educação oferecida nessas unidades de ensino. “Um país que tenha dois sistemas de ensino (se referindo a um público e um privado) não consegue ter, não é possível ter educação pública de qualidade”, pondera.

Ainda na defesa de um sistema único e de qualidade para todos, Bernardo Toro destacou a frase de autoria do professor e economista brasileiro, Cláudio de Moura e Castro, que também escreve sobre educação: “Se o Brasil dedicasse à Educação a mesma atenção que dedica ao futebol, teria a melhor educação do mundo”.
Toro também defendeu a aprovação, no Brasil, do Projeto de Lei n°. 480 que tramita no Senado Federal, de autoria do senador Cristovam Buarque. A lei obrigaria todo político eleito a colocar seus filhos em escolas públicas. A proposta do senador tem como o objetivo fazer com que os políticos enxerguem a questão da educação por outro ângulo: o de dentro de casa. E isso, segundo Cristovam, incentivaria a melhoria da qualidade de ensino no país.

Após divulgar algumas de suas observações sobre a realidade da educação pública na América Latina e no Brasil, Bernardo Toro conduziu a segunda parte do painel preparado para o Seminário orientando a ação dos mobilizadores sociais pela educação. O conteúdo desta etapa da exposição do educador será divulgado no site e no blog da Mobilização nos próximos dias, complementando a série de publicações sobre o I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade.

Interação família-escola-comunidade será debatida em Seminário Internacional

Evento, que será realizado em Fortaleza, é resultado da parceria MEC, Seduc/CE e Fundação Itaú Social

Experiências sobre Interação família-escola-comunidade e estudos acadêmicos realizados em diferentes países sobre a importância desse tema para a melhoria da qualidade do ensino vão nortear as exposições e os debates previstos para o primeiro Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação sobre Interação Família-Escola-Comunidade, evento que será realizado em Fortaleza, Ceará, de 12 a 14 de outubro de 2011.

O Seminário vai reunir educadores, pesquisadores acadêmicos, autoridades da área educacional, lideranças sociais e representantes do segmento empresarial, além de vários outros integrantes de segmentos organizados da sociedade, de diferentes localidades do Brasil. Ao longo da programação, os participantes vão acompanhar exposições de especialistas estrangeiros e brasileiros que lidam com pesquisas relacionadas à importância da participação das famílias na vida escolar dos filhos. Vão conferir, também, os principais aspectos de práticas que têm alcançado êxito no envolvimento da sociedade em ações em prol da melhoria do ensino.

O Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação sobre Interação Família-Escola-Comunidade é realizado em parceria pelo Ministério da Educação (MEC), a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e a Fundação Itaú Social.

A realização do evento conta, ainda, com o apoio de parceiros da Mobilização Social pela Educação como os institutos Natura, Camargo Corrêa, C&A, Votorantim e Embraer; as fundações ArcelorMittal Brasil, SM e Avina; e a empresa Microsoft.
Estarão envolvidos nos debates do Seminário secretários de educação, gestores de escolas e demais profissionais da educação; voluntários mobilizadores sociais pela educação; e representantes de empresas e institutos que desenvolvem ações pertinentes à educação.

Confira a Programação:
Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Interação Família-Escola-Comunidade

Data: 12 a 14 de outubro de 2011
Local: Fortaleza (CE)
Promoção: MEC/SEDUC(CE) / Fundação Itaú Social

12/outubro –
19h - Abertura - Autoridades do Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará, parceiros, etc.
Palestra de abertura: O Plano de Mobilização Social pela Educação
• Francisco das Chagas Fernandes (secretário executivo adjunto do Ministério da Educação)

13/outubro
9h às 10:30h – Painel: Mobilização e Comunicação
• Bernardo Toro (especialista em mobilização e reformas educacionais - Colômbia)
• Márcio Simeone Henrique (professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFIC/UFMG).

10:30h às 11h – Intervalo

11h às 12:30h – Painel: Experiências de Mobilização de Comunidades
• Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (SP)
• Instituto Votorantim
• Walmart – bairro Bomba do Hemetério, Recife (PE)

12:30h às 14h - Almoço / visita aos pôsteres e aos estandes

14:00h às 15:30h – Painel: O fortalecimento da parceria entre família, escola e comunidade
• Heather Weiss – diretora do Harvard Family Research Project - EUA
• Patrícia Mota Guedes – Fundação Itaú Social

15:30h às 16h – Intervalo

16:00h às 17:30h - Painel: Experiências de interação família-escola-comunidade
• ArcelorMittal/Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (ES)
• Secretaria Municipal de Educação de Governador Nunes Freire (MA)

18h às 19:30h – Jantar / visita aos pôsteres e aos estandes

Dia 14/outubro

09h às 10:30h – Painel: Protagonismo juvenil
• Marco Antônio Castillo - Asociación Grupo Ceiba (Guatemala)
• Manoel Andrade Neto – Especialista em juventude, cidadania e aprendizagem cooperativa (Brasil)

10:30h às 11h - Intervalo

11h às 12h – Painel: Experiências de Comitês de Mobilização Social pela Educação atuando junto a famílias, comunidades e escolas.
• Belo Horizonte (MG)
• Rio de Janeiro (RJ)
• Bauru (SP)

12h às 13h – Painel: Protagonismo da escola na aproximação com famílias: a experiência das Coordenadoras de Pais na rede de São Paulo
• Maria Carolina Nogueira Dias, especialista, Fundação Itaú Social
• Jussara Couto e representantes da equipe de Coordenadoras de Pais - Instituto Fernand Braudel

• Norman Gall, diretor, Instituto Fernand Braudel



13h às 14:30h - Almoço / visita aos pôsteres e aos estandes


14:30h às 16h - Balanço crítico das experiências apresentadas
• palestrantes brasileiros e internacionais


Inclui: Café Mundial Integração com todos os convidados internacionais, nacionais e inscritos.


16h às 16:30h - Intervalo


16:30h às 18h - Grupos de Trabalhos Temáticos: estratégias e ferramentas para mobilização de distintos públicos.
Café Mundial Integração com todos os convidados internacionais e nacionais e inscritos.


18h às 18:30h - Encerramento


Atividades paralelas


Pôsteres – os mobilizadores vão apresentar pôsteres, nos quais serão afixados fotos, materiais, cartazes e outros instrumentos usados na mobilização. Previmos intervalos mais longos para que os participantes visitem os locais de exposição.


Espaço para exposição dos patrocinadores – Empresas e institutos patrocinadores vão expor, em espaços/stands preparados para esta finalidade, informações sobre sua atuação na área de educação.

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